Alimentos anti-inflamatórios e antioxidantes

Fitoativos e alimentos para a promoção da saúde completa!

A alimentação é o principal fator relacionado à promoção da saúde devido à composição de fitoquímicos responsáveis pelo equilíbrio corporal. Sua combinação efetiva com formulações magistrais à base de fitoativos – produtos de origem vegetal usados na fabricação de medicamentos e cosméticos – é eficaz para diversos benefícios, como ações antioxidante, detoxificante, anti-inflamatória e imunomoduladora. Confira alguns exemplos:

Antioxidantes

Os processos metabólicos realizados no organismo produzem alguns “resíduos”, que são denominados radicais livres. Esse processo é completamente natural, porém, quando em excesso, os radicais livres podem provocar danos a células, levando ao envelhecimento celular precoce, desse modo, afetando o sistema imunológico e contribuindo para o desenvolvimento de doenças crônicas. As frutas e verduras são fontes essenciais de antioxidantes naturais, como carotenoides, vitaminas C e E e flavonoides. Ainda, fórmulas magistrais individualizadas podem promover o aporte desses antioxidantes de forma prática e saudável quando associadas à alimentação equilibrada. Outro alimento que merece destaque é o azeite de oliva, que apresenta alto conteúdo fenólico, potencializando a ação antioxidante, principalmente na eliminação de radicais livres no cérebro, podendo prevenir patologias neurodegenerativas associadas ao estresse oxidativo.

Anti-inflamatórios

A inflamação no organismo está diretamente associada ao desenvolvimento de doenças crônicas. Por isso, a adequação alimentar deve ser essencial, associando alimentos fontes de anti-inflamatórios naturais e complementos que concentram esses compostos de forma prática e de qualidade. Um potente anti-inflamatório que merece destaque é o ômega-3, lipídeo encontrado na semente de linhaça e chia em altas concentrações e que pode ser obtido pela complementação magistral e nutracêuticos seguros para consumo. Mais uma vez, o azeite de oliva aparece na lista de alimentos anti-inflamatórios, por conta da sua composição de fitoquímicos que promovem redução de processos inflamatórios, contribuindo para prevenção de doenças e agravos cardiovasculares.

Detoxificantes

A detoxificação hepática é o processo responsável pela eliminação de toxinas acumuladas no organismo e diversos componentes nutricionais, presentes em alimentos e fórmulas magistrais, que auxiliam no seu adequado funcionamento. O chá-verde é uma ótima fonte de polifenóis, que são substâncias responsáveis por aumentar a atividade de enzimas atuantes nas fases I e II do processo de detoxificação, contribuindo para a proteção do fígado e excreção de compostos tóxicos prejudiciais ao corpo. Outro alimento destaque é o brócolis, considerado uma fonte de compostos funcionais metalizados pela digestão, que forma um complexo responsável por aumentar a ação detoxificante do fígado.

Imunomoduladores

A imunidade é a chave para prevenção de doenças e outras desordens no organismo e, por isso, precisa estar fortalecida. A alimentação fornece componentes capazes de potencializar o funcionamento do sistema imunológico. Dentre os principais nutrientes e fitoquímicos que contribuem com essa imunomodulação, destacam-se a vitamina D, glutamina, vitamina C, selênio, zinco e ômega-3.