Inverno: alimentos e ativos que melhoram a imunidade

A estação fria requer cuidados adicionais para manter a saúde do organismo. Determinados alimentos contêm nutrientes e compostos ativos com propriedades antioxidante, antibiótica e anti-inflamatória que podem contribuir para o fortalecimento do sistema imunológico. Além disso, existem vários minerais, vitaminas e compostos bioativos que, pela manipulação magistral, podem auxiliar nesta época do ano.

Confira algumas dicas Unipharmus:

Gengibre
Planta nativa da Índia, o gengibre contém [6]-gingerol, que desempenha importante papel na produção de citocinas. Apresenta ações anti-inflamatória e termogênica. Acrescente-o em saladas, sucos e preparações.

Canela
Especiaria obtida a partir da casca da árvore Cinnamomum zeylanicum, a canela é rica em vitaminas do complexo B, betacaroteno e minerais como magnésio, zinco, potássio e cálcio. Exerce ação antibacteriana e fungicida, assim, auxiliando o sistema imune.

Chás
A bebida feita com infusão de ervas ou frutas em água quente, além dos benefícios adicionais dos compostos nutricionais presentes em seus ingredientes, auxilia na hidratação e favorece o aumento da temperatura corporal. Experimente chá de gengibre, canela e limão neste inverno.

Alho
O alho contém a alicina, substância sintetizada a partir da alina, pela enzima alinase, que é reconhecida como bactericida, fungicida e antioxidante, exercendo ação antibiótica eficaz contra as bactérias. Alimento que não pode faltar nas preparações nesta época do ano.

Própolis
Substância resinosa obtida por meio da colheita de resinas da flora pelas abelhas, essa substância é alterada pela ação das enzimas contidas na saliva. Desempenha a ação de um antibiótico natural, sendo um poderoso aliado contra o aparecimento de resfriados, pneumonias e doenças do aparelho respiratório.

Vitamina D
Além do seu papel fundamental na prevenção da osteoporose, por atuar no metabolismo do cálcio, a vitamina D contribui para a imunidade porque favorece as células de defesa do organismo e desempenha ação anti-inflamatória.

Prebióticos
Os prebióticos atuam, indiretamente, no fortalecimento da imunidade, e isso porque contribuem para o aumento seletivo de bifidobactérias no intestino, que atuam na saúde da microbiota intestinal, sendo esta fundamental para o bom funcionamento do organismo.

Zinco
O zinco é um mineral essencial para o crescimento, desenvolvimento e para a função imunológica. Apresenta funções catalíticas, estruturais e regulatórias. Atua na reparação dos tecidos e na cicatrização de ferimentos, além de participar como parte integrante de enzimas antioxidantes.