Saiba como os exercícios físicos podem prevenir as doenças cardiovasculares

Dados recentes da OPAS (Organização Pan-Americana da Saúde) revelam que as doenças cardiovasculares atualmente representam a principal causa de morte no mundo. Só no ano de 2016, cerca de 17 milhões de pessoas tiveram algum tipo de doença coronariana, como ataques cardíacos e derrames.

Diante do índice alarmante, é importante ressaltar que até 80% destas ocorrências poderiam ser evitadas com a adoção de hábitos saudáveis, já que o colesterol alto normalmente associado à alimentação inadequada, e o sedentarismo são fatores de risco para o aparecimento de diversas doenças.

Os benefícios dos exercícios físicos

O papel do exercício físico na prevenção das doenças cardiovasculares é amplamente reconhecido e para aqueles que já convivem com uma doença cardiovascular, a prática de atividade física é essencial.

A atividade física regular foi considerada um dos mais importantes e independentes pilares da prevenção cardiovascular. É comprovado que pessoas ativas têm chances menores de desenvolver diversas doenças.

Além da melhora no desempenho físico, outra constatação benéfica da prática de exercícios físicos é no aspecto estético, na convivência social e no estado psicológico. Então, se você ainda é sedentário ou conhece pessoas que também levam esse estilo de vida, encoraje-os a praticar algum esporte ou até mesmo exercícios mais leves de forma progressiva.

Abaixo estão listados outros benefícios que as atividades físicas promovem e os motivos pelos quais elas estão ligadas à prevenção das doenças cardiovasculares:

  • Reduz a tensão arterial e o colesterol;

  • Melhora a capacidade de absorver e utilizar o oxigénio;

  • Aumenta os níveis de energia e diminui o cansaço;

  • Melhora a qualidade do sono;

  • Pode reduzir os sintomas de insuficiência cardíaca congestiva;

  • Ajuda a pessoa a atingir e/ou manter um peso saudável;

  • Controla o estresse e gera bem-estar.

Recomendação

Principalmente para as pessoas que possuem o diagnóstico de alguma doença cardiovascular, antes de começar a praticar qualquer atividade física, o recomendável é consultar-se com um cardiologista e seguir todas as indicações em relação à periodicidade com que pode fazer exercícios físicos, duração de cada treino e os tipos de atividade física que deve preferir.

Normalmente, durante a consulta médica, é explicado como medir a frequência cardíaca antes e depois de praticar algum exercício físico. Este aconselhamento é essencial para ficar atento aos sinais de alerta que o corpo pode dar ao sofrer alguma alteração.

Cuidados

Se você decidiu se exercitar, tente seguir corretamente alguns cuidados básicos para que a prática seja saudável e não traga quaisquer prejuízos:

  • Aqueça sempre antes de iniciar o exercício e faça alongamentos quando terminar;

  • Comece gradualmente e se o seu médico recomendar, aumente um pouco a duração da atividade nas semanas seguintes;

  • Não faça exercício físico logo após as refeições. Aguarde pelo menos 60 minutos;

  • Evite fazer exercício físico ao ar livre quando a temperatura estiver muito elevada ou muito baixa. As temperaturas extremas podem afetar a circulação sanguínea e dificultar a respiração;

  • Beba bastante água sempre.

Lembre-se que a sua saúde é um investimento e não um gasto. Cuide de você!

Referências

Doenças cardiovasculares são principal causa de morte no mundo

http://www.brasil.gov.br/noticias/saude/2017/09/doencas-cardiovasculares-sao-principal-causa-de-morte-no-mundo

Exercício Físico e Doenças Cardiovasculares

https://www.saudecuf.pt/mais-saude/artigo/exercicio-fisico-doencas-cardiovasculares

Atividade física tem papel importante na prevenção de doenças cardíacas

http://globoesporte.globo.com/eu-atleta/saude/noticia/2016/09/atividade-fisica-tem-papel-importante-na-prevencao-de-doencas-cardiacas.html

Exercício e prevenção de doenças cardiovasculares

https://www.abcdasaude.com.br/medicina-esportiva/exercicio-e-prevencao-de-doencas-cardiovasculares