Saiba como uma alimentação saudável influencia na aparência da sua pele

Diversos fatores estão relacionados à aparência da pele como: estresse, poluição, hormônios, uso de remédios e alimentação. Embora o envelhecimento seja uma resposta natural do corpo, já que as atividades das células da derme e da epiderme vão diminuindo, levando à flacidez e ao aparecimento de rugas com o tempo, bons hábitos diários podem retardar esses efeitos.

Investir em procedimentos estéticos, cosméticos de qualidade e adequados para o seu tipo de pele é importante, mas não tão efetivo nos caso em que os hábitos alimentares estão inadequados.

Assim como para o aspecto estético, o consumo de vitaminas e minerais essenciais contribui para que o corpo desempenhe bem todas as suas funções. Para que a nossa pele seja saudável, permaneça com boa elasticidade, firme, hidratada, iluminada e sem rugas, alguns componentes são essenciais, como as fibras de colágeno e a elastina, por exemplo.

Vitaminas

As vitaminas também não podem ser esquecidas, o consumo das Vitaminas A, C e E auxiliam na manutenção de uma pele mais saudável. A Vitamina A é responsável pela renovação celular e possui ação antioxidante e antibactericida, assim como as Vitaminas C e E.

Esse poder antioxidante ainda é capaz de proteger a pele contra o envelhecimento natural da célula e assim como o zinco, atua no bloqueio dos radicais livres. Já a Vitamina C isoladamente, participa ativamente da síntese de colágeno.

Intestino

A aparência da pele está diretamente associada ao bom funcionamento do intestino, que por sua vez depende de uma alimentação equilibrada. Por isso, manter o intestino funcionando bem é uma importante estratégia para deixar a pele bonita e saudável, porque este órgão é o responsável por absorver todos os nutrientes que ingerimos e fazê-los entrar no nosso corpo.

Portanto, acrescente à rotina de alimentação preparações que contenham fibras, como a aveia, por exemplo. Isso ajudará o seu intestino a funcionar melhor.

Alimentos benéficos

Como citado ao longo deste ARTIGO, uma alimentação saudável, diversificada e equilibrada faz bem para a saúde de forma geral e também para a aparência da pele. Então, conheça o benefício para a pele destes 5 alimentos:

Goji Berry

Essa pequena fruta tem um alto poder antioxidante e anti-inflamatório, que oferece reposição de minerais e vitaminas, hidratação e restauração da barreira cutânea.

Tomate

Rico em Licopeno, o Tomate é capaz de combater sinais do envelhecimento como linhas finas e rugas. A Vitamina A também presente no Tomate é outra aliada na reparação das células danificadas da pele.

Abacate

O abacate é rico em óleos saudáveis que hidratam naturalmente a pele, mas sem deixá-la oleosa. Este efeito também é graças às vitaminas A, D e E.

Linhaça

Consumir regularmente esta semente deixa a pele mais hidratada e suave. A linhaça pode melhorar o quadro de quem tem psoríase ou eczema, condições que ressecam a pele e causam rachaduras.

Batata doce

Além do sabor, a Batata Doce é fonte das Vitaminas C e E e de compostos bioativos capazes de prevenir o envelhecimento precoce. Além disso, ela é rica em fibras que auxiliam no bom funcionamento intestinal, o que contribui para a saúde da pele.

O que evitar

Assim como existem alimentos que temos que priorizar para ter mais saúde e bem-estar, há também alimentos que devem ser evitados como o açúcar, bebidas alcoólicas, refrigerantes, frituras e carnes processadas. Ingerir o açúcar em grandes quantidades, por exemplo, faz com que as células tenham uma reação chamada glicação, que está diretamente relacionada ao envelhecimento da pele.

Alimente-se bem, que a sua pele refletirá a sua saúde!

Referências

Conheça os processos de envelhecimento da pele e saiba como retardá-los

http://www.sbd.org.br/noticias/conheca-os-processos-de-envelhecimento-da-pele-e-saiba-como-retarda-los/

Ter pele bonita é possível com uma alimentação saudável

https://goo.gl/Sdk5m4

Boa alimentação ajuda a manter a pele mais bonita e saudável

https://goo.gl/qzSGfT

9 alimentos que ajudam a limpar a pele

https://goo.gl/67GdBM