A exposição excessiva e sem proteção ao sol pode causar graves alterações na pele, como envelhecimento precoce, atrofia da epiderme e até mesmo doenças como o câncer.

Você deve estar acostumado a ouvir que para ter uma pele saudável e evitar todos esses danos é fundamental o uso de protetor solar. Esse hábito deve ser desenvolvido diariamente e o produto precisa ser aplicado em todas as áreas expostas do corpo.

Vale lembrar ainda que para uma proteção eficaz contra a radiação UVA e UVB, é recomendável que o protetor solar tenha FPS (Fator de Proteção Solar) de no mínimo 30.

Hidratação

Um dos fatores mais importantes para manter o organismo plenamente funcional é a hidratação, que conserva a integridade da camada de proteção cutânea, evitando a descamação, o ressecamento e o envelhecimento precoce, bem como o surgimento de irritações e infecções cutâneas. Além disso, hidratar-se de dentro para fora e vice-versa confere à pele um aspecto viçoso e bonito.

O recomendável é utilizar diariamente hidratantes adequados para o seu tipo de pele e que sejam direcionados para o rosto e o corpo. E não é porque a pele é oleosa que ela não necessita de hidratação. Se este for o seu caso, opte por produtos faciais oil free ou à base de água, pois não agravam a oleosidade.

Como falamos anteriormente, a hidratação do corpo deve ser feita por dentro e por fora, por isso, além do uso de produtos direcionados para este fim, não podemos deixar de lado a indispensabilidade da água. O recomendável é ingerir diariamente no mínimo dois litros.

Alimentos Fotoprotetores

Além dos fotoprotetores externos (protetores solares), você sabia que existem os fotoprotetores internos?

Os nutrientes considerados fotoprotetores atuam no combate e redução dos efeitos nocivos, geralmente, causados pela exposição solar, pois o uso do protetor bloqueia a radiação que atinge a pele, mas associada a uma alimentação balanceada e rica em nutrientes com ação fotoprotetora e antioxidantes fortalece os sistemas de defesa das células, principalmente contra as inflamações e radicais livres geradas pelo sol.

Para que você se alimente com saúde durante o verão separamos abaixo os principais alimentos conhecidos por sua ação fotoprotetora. Confira:

Oleaginosas

As amêndoas são ricas em Vitamina E, considerada um bloqueador potente da luz solar, pois protege as células da pele contra a luz ultravioleta e outros fatores ambientais que geram radicais livres, principais causadores do envelhecimento da pele. A Castanha do Pará, por sua vez, possui selênio, responsável por preservar a elastina da pele e também reduzir os níveis de radicais livres.

Semente de Linhaça

Usar Semente de Linhaça nas refeições pode trazer diversos benefícios, já que o alimento é rico em Ácidos Graxos Ômega 3, que atuam na suavização da aparência das manchas de pele e ajudam a reduzir as linhas de expressão e rugas.

Frutas

Cenouras e goiabas são frutas conhecidas pela quantidade de betacaroteno, um potente antioxidante que é precursor da Vitamina A, que impede os danos dos radicais livres gerados pela exposição solar. Já o cacau possui flavonoides em sua composição, que também são antioxidantes benéficos para a pele, visto que protege contra os danos causados pelos raios UV.

Espinafre e Tomate

Não deixe de ter esses dois alimentos na sua salada! O espinafre, por exemplo, é rico em ácido fólico, que atua reforçando a capacidade da pele de se renovar, consequentemente prevenindo o envelhecimento. Já o tomate, ajuda na eliminação dos radicais livres e também previne o envelhecimento da pele causado pelo sol.

Conheça também os principais alimentos anti-inflamatórios e antioxidantes.

Verão é tempo de aproveitar, mas assim como em todos os dias do ano, é preciso manter o equilíbrio e fazer boas escolhas para curtir o sol, as praias e piscinas com tranquilidade e sem imprevistos.

 

Referências

Cuidados diários com a pele

http://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/cuidados/cuidados-diarios-com-a-pele/

Alimentos Fotoprotetores e a Saúde da Pele

http://www.ncnutre.com.br/blog/90-alimentos-fotoprotetores

SBD-SC realça a importância de hábitos e atitudes diárias de proteção solar http://www.sbd.org.br/noticias/sbd-sc-realca-importancia-do-uso-diario-do-protetor-solar-para-prevencao-do-envelhecimento-da-pele-em-mais-uma-acao-do-bem-estar-global/