O azeite de oliva é um produto extraído da azeitona, fruto da oliveira e é considerado um dos alimentos mais antigos do mundo. O seu uso foi aplicado por muitos anos não só na alimentação, mas também na medicina, higiene e até beleza. Nos dias de hoje, o uso mais comum do azeite de oliva é na gastronomia.

Pesquisas comprovam que o consumo do azeite protege o cérebro e o coração. Além disso, o alimento é rico em vitaminas A, E e K, ferro, potássio e magnésio, nutrientes que fazem bem para a pele, olhos, ossos e auxiliam na melhora da imunidade do corpo.

Para que você conheça um pouco mais sobre os benefícios do azeite de oliva, separamos abaixo quatro informações que talvez você não conheça sobre este alimento. Confira:

  1. Ação antioxidante

Por possuir antioxidantes e outros nutrientes anti-inflamatórios, o azeite ajuda a combater os radicais livres e retardar o envelhecimento precoce. Além disso, pesquisas apontam também que o consumo do azeite pode ajudar na prevenção de alguns tipos de câncer.

  1. Protege o coração

Consumir azeite de oliva todos os dias é altamente recomendável, pois ele é rico em gorduras saudáveis como o Ômega 3, que aumenta os níveis do colesterol bom e reduz os níveis do ruim, fazendo com que o acúmulo de placas de gorduras nas artérias seja reduzido, assim como as chances de infartos e acidentes vasculares.

  1. Previne a osteoporose e controla o diabetes

Estudos mostram que incluir o azeite nas refeições ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue logo após as refeições, evitando um agravamento de doenças como o diabetes. A ingestão de azeite também está relacionada à melhoria na densidade óssea, ajudando assim na prevenção da osteoporose.

  1. Rico em vitaminas

Por ser rico em vitaminas A, D, K e E, o azeite ajuda o sistema imunológico a combater vírus, bactérias e outras doenças. Além disso, o azeite extravirgem é rico em polifenois, que tem sido relacionado à prevenção de déficits de memória e aprendizagem.

Além de todos esses benefícios, existem muitas pesquisas que ainda apontam a redução do risco de depressão, efeito anti-inflamatório e redução dos riscos de desenvolver Alzheimer ao consumo adequadamente do azeite de oliva.

E você, já utiliza este importante alimento nas suas refeições?

 

Referências

http://www.oliva.org.br/azeite/

https://oglobo.globo.com/sociedade/saude/azeite-de-oliva-tem-mais-beneficios-do-que-se-imagina-5799787

http://g1.globo.com/globo-reporter/noticia/2010/12/azeite-de-oliva-extra-virgem-pode-combater-depressao-afirma-pesquisa.html

https://www.mundoboaforma.com.br/11-beneficios-do-azeite-para-que-serve-e-propriedades/