Manter uma pele bonita e saudável requer cuidados. Além de procedimentos e produtos específicos para cada tipo de pele, uma alimentação balanceada, principalmente durante a estação mais quente do ano, é uma grande aliada para manter uma pele bem nutrida, hidratada e que permaneça com um aspecto saudável,  boa elasticidade e firmeza.

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Seguindo hábitos saudáveis

Duas dicas básicas podem ser seguidas neste verão para melhorar a sua pele. A primeira é a se hidratar! E sabe por quê?

Porque o sol e os dias de calor intenso podem comprometer os níveis de água presentes na pele. Para evitar esses danos, o recomendável é ingerir bastante líquido, essencialmente água.

Complete a hidratação consumindo também chás e sucos de frutas naturais, de preferência sem açúcar e, não se esqueça do protetor solar e de hidratar a epiderme com produtos específicos.

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Já a segunda dica da Unipharmus é priorizar refeições saudáveis que contenham os seguintes alimentos:

Cenoura

Este legume é rico em betacaroteno, composto responsável por manter a hidratação da pele e ainda conferir um aspecto bronzeado ao corpo.

Pepino

Por sua composição ter até 95% de água, o pepino hidrata e melhora as possíveis irritações na pele durante o verão. Portanto, coloque este alimento na sua salada, e se você exagerou na exposição ao sol, também pode aplicar algumas rodelas do vegetal na área afetada para aliviar o incômodo.

Frutas Cítricas

A vitamina C presente nas frutas como o abacaxi, limão e laranja é um nutriente essencial para a síntese do colágeno, que garante a firmeza da pele, evitando a flacidez. Lembre-se apenas de não manusear estas frutas no sol, pois caso contrário, pode ocasionar manchas na pele.

Melancia

Além de ser rica em licopeno, molécula que confere a cor vermelha e age como proteção para a pele, especialmente contra os raios ultravioletas, a Melancia ainda contém vitamina A e C. Além de refrescante e saborosa, a fruta é composta, em sua grande parte, por água, o que garante a hidratação.

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Aposte nos antioxidantes

Constantemente ocorre a produção de radicais livres, que atuam deteriorando as proteínas da pele, resultando no aparecimento de rugas e flacidez. Então, além dos alimentos citados, inserir nas refeições alimentos que contenham carotenos e vitaminas E, C e zinco, como vegetais verdes-escuros, frutas e legumes coloridos, ajudam no processo de proteção da pele.

Investir em uma alimentação saudável é importante para a manutenção da saúde da pele e da saúde em geral, devendo ser seguida não só no verão, mas em qualquer época do ano.

 

Referências

Alimentos para preparar a pele para o verão

http://www.alelocomerbemtdb.com.br/alimentos-para-preparar-pele-para-o-verao/

Boa alimentação ajuda a manter a pele mais bonita e saudável

https://extra.globo.com/noticias/saude-e-ciencia/boa-alimentacao-ajuda-manter-pele-mais-bonita-saudavel-22359566.html

4 hábitos de beleza e de nutrição para salvar sua pele no verão

https://boaforma.abril.com.br/beleza/4-habitos-de-beleza-e-de-nutricao-para-salvar-sua-pele-no-verao/