Embora a queratina seja a mais conhecida, os cabelos também são formados por outras substâncias, que somadas, formam a cutícula, o córtex e a medula dos fios. O carbono, o oxigênio, o hidrogênio e o nitrogênio juntos formam os aminoácidos que produzem a queratina.

Mas, como saber se os cabelos estão bem nutridos?

Geralmente, o primeiro sinal de desnutrição é o ressecamento, porque a perda de umidade dos fios ocasiona a redução da coesão entre as células, fazendo com que eles se tornem mais fracos e quebradiços.

Todo esse processo pode ser ocasionado por fatores ligados ao organismo.

Estados de desnutrição ou má alimentação são os que mais privam o organismo de nutrientes fundamentais como proteínas, vitaminas ou óleos, por isso, são os grandes responsáveis pelo afinamento, perda do brilho, queda e interrupção do crescimento dos cabelos.

As unhas também importam

Já as unhas, que são constituídas por uma proteína fibrosa denominada de queratina, além de ser um adorno protetor, também refletem como está a nossa saúde, denunciando condições imunológicas, cardíacas e até mesmo uma possível deficiência nutricional.

Como a alimentação influencia a saúde das unhas e cabelos?

A nutrição desempenha um papel muito importante na aparência e aspecto dos cabelos e das unhas. Não é à toa que “as unhas, os cabelos e pele refletem muito sobre como é a nossa dieta alimentar”.

Existem alimentos que inflamam as células, destruindo, muitas vezes, a queratina, elastina e colágeno que o corpo produz naturalmente para manter os cabelos fortes e sedosos e as unhas fortes e saudáveis.

Mudança de hábito

Após adotar hábitos alimentares mais saudáveis, uma das primeiras respostas do corpo pode ser vista pelo aspecto dos cabelos e das unhas.

Refeições que priorizam determinados alimentos auxiliam muito no crescimento e na manutenção de cabelos e unhas mais saudáveis.

Então, a partir de agora coloque esses alimentos com mais frequência nas suas refeições:

Alimentos Verdes

O corpo absorve com rapidez nutrientes de alimentos verdes, que normalmente são ricos em Vitaminas A, C, E, K e, até mesmo, vitaminas do complexo B e ferro. Os alimentos verdes como espinafre, brócolis, agrião e couve também contêm uma boa quantidade de cálcio, magnésio, potássio, minerais e água, que serve para hidratar o corpo e propiciar um ambiente alcalino para eliminar as toxinas.

Amêndoas

As amêndoas são ricas em Vitamina E, um antioxidante natural que estimula a produção de colágeno e ainda tem ação anti-inflamatória para o corpo, e Vitamina B, que é a principal vitamina responsável por fortalecer as unhas e os cabelos.

Esta oleaginosa também possui uma quantidade considerável de proteína, aminoácidos (matérias-primas para a construção dos fios) e cálcio que contribuem de forma benéfica para a saúde dos cabelos e das unhas.

Frutas

As frutas devem fazer parte das suas refeições, pois além de algumas possuírem baixo índice glicêmico, elas também concentram grandes quantidades de fibras e antioxidantes, fazendo com que o corpo reduza o estresse oxidativo e possíveis inflamações.

Frutas como o morango, a laranja, a mexerica, o limão e a cereja são ricas em Vitamina C, que auxilia na estimulação do colágeno. Lembrando que variar a ingestão de frutas é o mais benéfico, já que por conter diferentes tipos de fitoquímicos, elas funcionam melhor em equipe.

Grãos integrais

Grãos integrais desempenham um papel muito importante na alimentação. A aveia, o trigo, a cevada, o centeio, o arroz integral e a quinoa possuem importantes nutrientes como proteínas, biotina, magnésio, potássio e propriedades anti-inflamatórias, que beneficiam a saúde das unhas, da pele e dos cabelos. A aveia, por exemplo, evita inflamações no organismo, limpa a pele, reduz o estresse e fornece suporte nutricional às células.

Suplementação

Além da alimentação, é possível fazer uma suplementação para o fortalecimento das unhas e cabelos, porém é necessário entender que o consumo desses compostos deve ser orientado por profissionais especializados para que tragam os benefícios esperados.

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