As frutas são ótimas aliadas para a desintoxicação do organismo, para manter uma alimentação mais regrada e também para auxiliar no processo de emagrecimento.

O abacate é o fruto do abacateiro (família da laureáceas), uma planta nativa do México e de algumas regiões da América do Sul, cultivada também nas Ilhas Canárias e Ilha da Madeira. E além de delicioso, pode ser usado tanto em pratos doces como em pratos salgados, o que facilita a sua inserção nas refeições do dia a dia.

Esta fruta rica em gordura normalmente é adicionada ao cardápio de pessoas que fazem dietas que restringem carboidratos, como é o caso das lowcarbs.

Para incentivar você a colocá-lo com mais frequência nas suas refeições, separamos neste artigo 7 benefícios do abacate para a saúde. Confira:

1 – Cerca de 70% das gorduras do abacate são monoinsaturadas, o restante é poli-insaturadas e saturadas. Ou seja, trata-se de um alimento gorduroso, mas que contém lipídeos mais saudáveis que a maioria dos encontrados em outros alimentos, como o ômega-6 e o ômega-3.

As gorduras monoinsaturadas são fundamentais para o controle de doenças cardiovasculares e para o tratamento de colesterol e triglicérides altos.

2 – O abacate é rico em vitaminas e minerais que ajudam no equilíbrio do corpo, destacando-se o ferro, cálcio, complexo B, vitamina C, vitamina A, vitamina E, vitamina K, cobre, magnésio, manganês, fósforo, zinco e potássio.

3 – Essa fruta tem efeito antioxidante, pois ajuda na absorção de carotenoides como o licopeno e betacaroteno.

4 – Adicionar o abacate nas refeições pode ajudar a diminuir inchaços, gotas e até artroses. Isso porque, ele tem poder anti-inflamatório devido ao efeito da fruta sobre o colesterol HDL e a vitamina E, que induz a gordura a assumir um papel que combate inflamações.

5 – Comer abacate também pode ajudar no combate ao estresse, pois ele possui glutationa, que reduz os efeitos do cortisol (hormônio responsável pelo estresse). A glutationa também auxilia no bom funcionamento do fígado, beneficiando o corpo em um processo de desintoxicação.

6 – Para as mulheres, atualmente há muitos estudos que apontam o abacate como um grande aliado da regulação do ciclo menstrual. A fruta também tem sido muito utilizada para nutrir os cabelos.

7 – Além de todos esses benefícios, o abacate também ajuda no emagrecimento, pois o consumo dele, por conter mais gordura, inibe o apetite e aumenta a sensação de saciedade após as refeições. Você pode incluir em saladas, comer como fruta e fazer pratos mexicanos. Use sua criatividade a favor da sua saúde!

A Unipharmus manipula cápsulas e sachês com extrato seco de abacate, segundo a prescrição do seu médico ou nutricionista.

 

Referências

https://www.mundoboaforma.com.br/15-beneficios-do-abacate-para-que-serve-e-propriedades/

https://saude.abril.com.br/alimentacao/os-beneficios-do-abacate-para-o-coracao/

https://www.terra.com.br/vida-e-estilo/saude/bem-estar/sport-life/beneficios-do-abacate-saiba-todas-as-propriedades-e-funcoes-do-alimento,7ce2d5caf2c594f0b6ecb334ac9a406cdz56f8eb.html

https://drjulianopimentel.com.br/artigos/abacate-para-sua-saude/

http://g1.globo.com/minas-gerais/noticia/2013/03/nutricionista-destaca-beneficios-do-abacate-para-o-emagrecimento.html

https://gauchazh.clicrbs.com.br/donna/noticia/2015/02/tpm-abacate-pode-ajudar-a-reduzir-os-sintomas-do-periodo-cjple7ypn00m3mncn83vc2l8i.html

https://www.nutricore.com.br/alimentacao-e-o-ciclo-menstrual/