Basta que a temperatura caia um pouco para que o corpo comece a apresentar sintomas de gripes, resfriados, alergias e até mesmo infecções. Normalmente, o organismo por conta própria, forma uma barreira para proteger o corpo dos agentes externos, mas nem sempre esta barreira é imbatível.

O corpo claramente sofre mais com as mudanças bruscas de temperatura e umidade, e com razão. Em muitas cidades, no mesmo dia, pode chover, fazer sol e logo depois esfriar.

Mas é possível cuidar da saúde e evitar que o corpo sofra tanto com as alterações climáticas, basta incluir algumas atitudes simples no dia a dia como:

  • Fuja de ambientes abafados;
  • Ventile os ambientes da sua casa;
  • Evite sair de locais quentes para ambientes frios e vice versa;
  • Antes de retirar do guarda-roupa casacos, cachecóis e cobertores que ficaram guardados por algum tempo, lave-os e os deixe secar muito bem.

Além destas dicas, a alimentação e os fitoterápicos também são essenciais para fortalecer o sistema imunológico. Confira abaixo qual é papel que cada um desempenha no organismo:

Alimentação

Uma alimentação balanceada é uma grande aliada do sistema imunológico. Determinados alimentos fortalecem a defesa do organismo para combater doenças infecciosas e vencer a batalha contra bactérias e vírus causadores de infecções e alergias.

No geral, o recomendável é ter uma dieta baseada em legumes, frutas e outros alimentos naturais que sejam ricos em vitaminas e minerais. Para ajudar você nessa tarefa, separamos alguns alimentos que, comprovadamente, ajudam no fortalecimento do sistema imunológico:

Frutos do mar

Mariscos, ostras e lulas, por exemplo, possuem zinco, um componente essencial para o bom funcionamento do sistema imunológico celular.

Lembrando que o zinco também pode ser obtido por meio de suplementação.

Probióticos

Os probióticos, também conhecidos como “bactérias boas”, geralmente encontrados em produtos lácteos e fermentados ou em produtos formulados, possuem diversos benefícios que vão desde equilibrar o intestino, até regular a resposta do sistema imunológico, prevenindo gripes e resfriados.

Grãos

Você sabia que a deficiência de Vitamina B6, encontrada em alimentos como aveia, germe de trigo e arroz, é capaz de reduzir a resposta do sistema imunológico?

Pois é! Agora que você já conhece essa informação, coloque com mais frequência estes grãos nas suas refeições, porque além da Vitamina B6, eles são ricos em selênio, que também beneficia o sistema imunológico.

Assim como o zinco, as vitaminas do complexo B também são manipuladas pela Unipharmus.

Frutas Cítricas

Elas não poderiam ficar de fora e sabe por quê?

Porque contêm Vitamina C, que é essencial para o bom funcionamento do sistema imunológico e para a formação da proteína usada na pele, tendões, ligamentos e vasos sanguíneos.

Lembrando que as frutas cítricas não têm efeitos terapêuticos quando já se tem o resfriado. Desta forma, o ideal é consumi-las no dia a dia para que os efeitos da Vitamina C sejam progressivos.

Fitoterápicos

Os fitoterápicos têm diversas utilidades, podendo atuar como analgésicos, antivirais, regeneradores celular, antioxidantes, anti-inflamatórios e ainda auxiliam no funcionamento do sistema imunológico, ou seja, também ajudam o sistema de defesa do organismo, o que consequentemente previne doenças infecciosas.

Dentre os fitoterápicos mais conhecidos que beneficiam o sistema imunológico estão: a cúrcuma (açafrão), a maca peruana, a equinácea, o ginseng, a gingko biloba, o astragalus e a erva moura, que podem ser consumidos por meio de suplementos em cápsulas ou infusão.

Confira todos os ativos de uso via oral da Unipharmus acessando:

https://www.unipharmus.com.br/via-oral/

 

Referências

Sistema Imunológico: Como Fortalecer Com Alimentação

https://drjulianopimentel.com.br/alimentacao/sistema-imunologico-fortalecer/

Fortaleça seu sistema imunológico com plantas medicinais

https://www.farmaciaeficacia.com.br/blog/fortaleca-seu-sistema-imunologico-com-plantas-medicinais/

Cinco alimentos que fortalecem o sistema imunológico

https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2014/10/141019_cinco_alimentos_sistema_imunologico_rm

Como se prevenir de gripes, resfriados e alergias na mudança de tempo

http://itnet.com.br/noticia/32748/como-se-prevenir-de-gripes-resfriados-e-alergias-na-mudanca-de-tempo